Funerária da Santa Casa BH se prepara para o novo Coronavírus

Foto: divulgação

 

Diante do aumento de casos confirmados do novo Coronavírus no país e as primeiras mortes em Minas Gerais, as atenções se voltam agora para o trabalho realizado pelas funerárias e para as orientações do Ministério da Saúde sobre sepultamentos e cremações. A Funerária Santa Casa BH está preparada para o provável crescimento no número de vítimas fatais da Covid-19. Desde o início da pandemia, está alinhada às diretrizes da Comissão Interna de Enfrentamento do Coronavírus do Grupo Santa Casa BH, que desenhou estratégias e ações que orientam os funcionários sobre como proceder para receber, conduzir, atender e tratar os pacientes com a doença ou com suspeita.

Com a orientação de que as precauções com o controle de infecção devem ser seguidas, também, no manuseio do corpo após a morte, os agentes funerários da Santa Casa BH que trabalham em nove postos de atendimentos dentro de hospitais de Belo Horizonte estão usando os seguintes equipamentos de proteção individual (EPIs): macacão, óculos de proteção, máscara N95, luva e touca. Os EPIs devem ser utilizados, armazenados e descartados conforme recomendação do fabricante e protocolo institucional.

Por determinação da Norma Técnica 4/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (atualizada em 31/03), os pacientes que falecem com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são colocados dentro de um saco de óbito impermeável e, em seguida, o agente funerário transporta o corpo para o necrotério do hospital. A maca de transporte de cadáveres deve ser utilizada apenas para esse fim e ser de fácil limpeza e desinfecção. Após remover os EPIs, todos os profissionais devem realizar a higiene das mãos. A nova regra é que o sepultamento é automático e não há preparação de corpo.

De acordo com o coordenador administrativo da Funerária Santa Casa BH, Anselmo Nunes, os agentes funerários e motoristas, que atuam na linha de frente dos atendimentos, passaram por treinamento: “todos foram orientados sobre a importância de usar os equipamentos de forma correta e consciente, sempre com foco na saúde deles e de seus familiares. Com isso, será possível mitigar os riscos de contaminação”.

A gerente responsável pelo Serviço e Plano Funerário, Luiza Neder, garantiu que a Funerária Santa Casa BH está acompanhando todas as atualizações nas normas técnicas e decretos emitidos a respeito da Covid-19: “estamos trabalhando em parceria com o Serviço de Controle e Infecções Hospitalares da instituição para que os ajustes e as mudanças nos regulamentos relacionados ao serviço funerário sejam cumpridos para oferecer aos nossos funcionários segurança e tranquilidade”.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…