Gráficos mostram queda de 74% no trânsito de BH durante quarentena

Foto: PBH

 

Um dos reflexos diretos do isolamento social em Belo Horizonte está sobre o trânsito. Conforme uma pesquisa realizada pelo site Coronavirus-MG.com.br houve uma redução de 74% no tráfego de veículos na capital mineira ao longo do período.

Foto: Coronavirus-MG.com.br

De acordo com dados do aplicativo de mobilidade Waze e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) analisados pelo .Coronavirus-MG.com.br, a queda foi acentuada em 87,7% na movimentação pela capital durante os dias úteis da primeira semana após a entrada em vigor das medidas (23 a 27 de março). A comparação é baseada no último período de trânsito “normal” (1 a 7).

No fim de semana dos dias 28 e 29, contudo, a redução foi menor (72,5%). E assim vem acontecendo desde então, com as médias de tráfego aumentando gradativamente, tanto nos dias úteis quanto aos sábados e domingos.

A tendência de aumento se mantém inclusive na semana de 6 a 12 de abril, mesmo com a baixa circulação dos belo-horizontinos na Sexta-Feira da Paixão, graças a uma movimentação maior entre a segunda (6) e a quinta-feira (9).

Foto: Coronavirus-MG.com.br

Os picos do período analisado aconteceram todos aos domingos, com destaque para o 12 de abril (Páscoa). Uma semana antes, no dia 5, portais de notícias da capital já haviam noticiado a alta circulação de pessoas na Lagoa Seca (Belvedere) e na Lagoa da Pampulha, entre outros pontos badalados para o lazer e a prática de esportes.

A Guarda Civil e a BHTrans passaram a adotar, desde o dia 9, medidas como a colocação de cones e até grades de bloqueio em locais de grande visitação. No último dia 14, o prefeito anunciou também a redação de um decreto que tornará obrigatória a utilização de máscaras nos espaços públicos da capital.

Os dados do Waze e do BID consideram tanto a extensão quanto a duração das retenções no trânsito das principais regiões metropolitanas da América Latina. Uma análise publicada pelo Núcleo sugere que a adesão ao isolamento em Belo Horizonte é proporcionalmente menor que em outras cinco capitais brasileiras (Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

 

Conteúdo do site Coronavirus-MG.com.br por Cristiano Martins e Igor Passarini

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…