Instituto abre inscrições para projeto de inclusão educacional

Está aberto o processo seletivo para escolha de uma instituição de Educação Infantil (comunitária ou municipal) e de uma escola pública de Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) que desejam participar do Projeto Educação Inclusiva – Partilhar, Envolver e Incluir durante o ano letivo de 2017. Promovida gratuitamente pelo Instituto Ester Assumpção, a iniciativa visa o compartilhamento de metodologias que estimulem o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais.

Por meio doEducação Inclusiva – Partilhar, Envolver e Incluir serão oferecidos consultoria para elaboração de projetos que têm por objetivo a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; ações para formação de professores e gestores, além de atividades para sensibilização da comunidade escolar (professores, gestores, alunos e pais). Oprojeto realizará, ainda, estudos de caso com discussões e orientações de situações vivenciadas pela escola, bem como intervenções junto às famílias das crianças com necessidades educacionais especiais.

A primeira etapa do processo seletivo será executada com a análise dos documentos encaminhados pelas instituições. Nessa fase serão considerados os seguintes critérios: consistência na justificativa do interesse apresentado; quantidade de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados; quantidade total de alunos da instituição.Já a segunda etapa será viabilizada com uma visita técnica à instituição. Na oportunidade será realizada uma entrevista com a direção da escola. A terceira etapa será integrada por uma visita técnica à instituição e por uma entrevista com pedagogos e representantes do corpo docente. Em caso de empates serão consideradas instituições com maior tempo de existência.

O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.ester.org.br no dia 15 de fevereiro de 2017 e o projeto está previsto para ser iniciado no mês de março do mesmo ano. A documentação necessária para a candidatura ao processo seletivo está apresentada no site www.ester.org.br. O envio desses documentos, bem como solicitações de outras informações devem ser direcionados para o e-mail escola@ester.org.br. O telefone para contato com o Instituto Ester Assumpção é o (31) 3592-1011.

 

Sobre o Instituto

Fundado em 1987 pela educadora Ester Assumpção, o Instituto vem realizando, ao longo de quase 30 anos, serviços de assessoria especializada no desenvolvimento de soluções inclusivas para empresas e escolas que desejam construir um ambiente organizacional que seja favorável à inclusão de pessoas com deficiência. “Utilizando ferramentas de gestão, compartilhamos o nosso conhecimento com as organizações para que tenhamos resultados eficazes nos processos de inclusão”, explica o superintendente da organização Oswaldo Ferreira Barbosa.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…