Inverno favorece o aparecimento da tosse seca e com secreção

No inverno, o tempo frio favorece os quadros de tosse seca ou com secreção. Eliminar o excesso de secreções e nos defender de agressões como micróbios e infecções, por exemplo, são funções da tosse que age como um jato de limpeza do organismo, podendo ser temporária ou crônica – quando persiste por mais de três semanas.

Temperaturas mais frias, secreções anormais e ressecamento desencadeiam os sintomas da tosse que pode vir acompanhada resfriados, gripes, alergias respiratórias, infecções virais, asma, rinite, sinusite, entre outras. “A medicina não é como a matemática – uma pessoa pode apresentar mais de uma causa simultaneamente. Somente a análise de médico pode ser efetiva para combater o problema da melhor forma possível”, esclarece o alergologista. Pessoas com asma, por exemplo, tossem com facilidade. Cerca de 20% de casos, a tosse pode ser o único sintoma da doença, quando a pessoa tem crises de tosse ao correr, rir ou praticar atividades que exijam esforço físico.

A tosse começa por uma inspiração profunda seguida de uma expiração súbita e forçada que contrai os músculos do tórax e do diafragma. Os músculos do abdômen também sofrem uma violenta movimentação em direção ao aparelho respiratório, “empurrando” o diafragma e expulsando o ar. O corpo humano possui alguns sensores, como a árvore brônquica, seios da face, laringe, esôfago e coração que são sensíveis aos reflexos e ligados ao cérebro, coordenador da tosse. Estes sensores enviam um aviso e o cérebro responde e envia a ordem para desencadear o sintoma. Por isso, a tosse é um reflexo que depende parcialmente de nossa vontade e em algumas situações não há como evitá-la. Em fumantes, a inalação da fumaça que contém substâncias químicas nocivas irrita o aparelho respiratório e provoca a tosse. Para fumantes tossir significa um sinal de agravamento dos males do cigarro.

Para combater a tosse algumas dicas como beber muita água, eliminar focos de umidade e de objetos que podem ser proliferadores de ácaros nos ambientes internos podem ajudar. Nos casos de rinite, fazer a lavagem nasal com solução salina, também ajuda. O ideal é nunca utilizar medicamentos para gripes e resfriados a fim de combater a tosse sem a orientação de um médico.

“Tossir é normal, é um ato de defesa do organismo contra fatores agressores do aparelho respiratório, como quando estamos perto de fumaça, por exemplo. Porém, a tosse também pode ser um sintoma de várias doenças, de gripes e resfriados até casos pulmonares graves. O uso de xaropes e expectorantes pode ter efeito paliativo, proporcionando apenas alívio passageiro, o mais importante é investigar e tratar a causa, para abolir a tosse”, explica o alergologista Roberto Souza Lima (foto: reprodução).

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…