Investimentos de Zema são alvo de críticas e questionamentos

Foto: Ricardo Barbosa

 

O secretário-adjunto foi questionado por membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico e outros que participaram de forma remota ou foram reportados pelos que apresentaram as dúvidas. Em resposta à deputada Laura Serrano (Novo), que esteve presencialmente na reunião, Fernando Avelar afirmou que o governo pretende atrair R$ 1 bilhão de investimento no aeroporto industrial, que funciona próximo ao de Confins. Para tanto, a meta é ampliar e modernizar a legislação tributária para voos domésticos e apresentar uma nova política para os de carga.

A deputada e o presidente da Comissão de Saúde, Carlos Pimenta (PDT), que encaminhou sua pergunta, também questionaram os investimentos para o Vale do Mucuri. Segundo o secretário-adjunto, o Executivo deve apresentar, nos próximos 45 dias, um plano integrado de desenvolvimento para as regiões Norte e Leste do Estado, que englobam as áreas de atuação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Ao deputado Virgílio Guimarães (PT), que questionou o anúncio do governo da intenção de privatização da Companhia de Saneamento (Copasa), o gestor informou que a divulgação foi necessária para atender a uma norma da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e para garantir transparência para os acionistas da autarquia.

Segundo ele, o governo está fazendo estudos sobre a Copasa para reunir subsídios e apresentar uma proposta mais transparente para a Assembleia. Em relação ao atraso no pagamento dos servidores, questionado por Leninha (PT) e reportado por Virgílio Guimarães, o sub-secretário se limitou a admitir que a situação financeira de Minas é muito crítica, dificultando honrar os salários e os compromissos do Estado.

A respeito da sugestão apresentada pelo deputado Fábio Avelar de Oliveira (Avante) de redução de impostos de setores econômicos para estimular o crescimento e ampliar a arrecadação, o representante do governo reforçou a importância do projeto #VemPraMinas de atração de investimentos.

Para Celise Laviola (MDB), o sub-secretário anunciou que até julho, no município de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), devem ser emitidos 700 títulos de regularização fundiária e 250 certidões (documento que antecede o título). Ele também elogiou o deputado Gil Pereira (PSD), que sugeriu mais investimentos em energia solar no Norte de Minas e mais incentivos para outras fontes renováveis de energia.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…