Isolamento social funciona e nova projeção aponta pico da Covid-19 no final de maio

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

 

As medidas de distanciamento social aplicadas em Minas Gerais têm conseguido atrasar a propagação do novo coronavírus e evitar a sobrecarga da rede de saúde no Estado. A confirmação foi dada  pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral e pelo secretário adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral, durante uma entrevista coletiva virtual concedida na Cidade Administrativa,

Na ocasião, o gestor da Saúde Estadual também anunciou a inclusão do laboratório do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina da UFMG, à Rede de Laboratórios Públicos que farão testes para detectar a doença. Ainda participaram, em pronunciamento, os secretários Gustavo Barbosa (Fazenda), Otto Levy (Planejamento e Gestão), Mateus Simões (Secretaria Geral) e Igor Eto (Governo), indicando panoramas conforme suas respectivas pastas.

Em relação à nova projeção, o secretário Carlos Eduardo Amaral explicou que as estimativas da semana passada apontavam uma demanda de cerca de 5.500 pessoas acometidas durante o pico da epidemia, o que foi reduzido para cerca de 4.200, segundo o estudo atual. “Já distanciamos o pico para dia 27 de maio. O cidadão tem respeitado o distanciamento e se isolado. Isso trará benefício para toda sociedade”. A ocupação de leitos, em geral, por pacientes suspeitos para Covid-19 está em torno de 4%, no momento.

Amaral ainda apontou que, neste momento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está finalizando a elaboração dos Planos Macrorregionais de Contingência para a Covid-19. “Nesses planos teremos definidos quais hospitais vão atender apenas aos pacientes de Covid-19, quais serão aqueles que vão atender as outras necessidades de saúde. Isso é importante, por exemplo, pois se a pessoa precisou ir ao hospital por outro motivo, ela não estará submetida a risco adicional para contrair a doença. Além disso, teremos protocolos sobre coleta de exames e outras especificidades no manejo clínico”, esclareceu.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…