Minas recebe pela primeira vez o Festival Nacional de Arte de Rua 2019

Uma das atrações é o Coletivo Nopok (foto: Gian Lana).

Pela primeira vez o estado de Minas Gerais sedia em Sete Lagoas o Festival Nacional de Arte de Rua – edição 2019. Mais de 30 atrações de diferentes cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Sete Lagoas, se apresentam até o dia 31 de agosto em uma programação pluricultural envolvendo de dança, música, artes visuais, teatro e circo. As apresentações culturais acontecem em Sete Lagoas e as edições do seminários Artes Urbanas circulam em Lagoa Santa e Paraopeba.

O evento tem o patrocínio da Cimento Nacional e do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão da Espaço Ampliar e curadoria de Alan Keller, com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas. Amanda Lopes, Coordenadora de Responsabilidade Social da Cimento Nacional fala da importância desse Festival para Sete Lagoas e região: “é um projeto significativo, que possibilita a participação de mais de 400 artistas, em quinze endereços distintos. Sete Lagoas entra para o calendário nacional de eventos, fomentando a geração de renda na cidade por meio da cultura, além do acesso gratuito a tantas atividades.”

Nesta terça-feira (20/08), o grande evento é o seminário Artes Urbanas com uma mesa de debates formada por Flávio Renegado, Lorenzo Caverna e Tiago Delau, a partir das 19h, no auditório da Unifemm, em Sete Lagoas. O seminário continua na quinta-feira (22/08), com as presenças de Flávio Renegado e Erick Bless, no mesmo horário, mas outro local: Auditório Escola Municipal Professora Claudomira, na cidade de Lagoa Santa.

O fim de semana tem início às 19h de sexta (23/08), com a Contação de Histórias do Clube de Letras de Sete Lagoas e contadores locais na Praça da Feirinha, seguida às 20h pelo show com Simone Costa e Lucas Marotta no mesmo local. O sábado (24/08) começa animado com Festival de Capoeira (10h), apresentação da Paraopeba Cia. de Dança, com o Espetáculo “Eterno” (12h e 17h), Pintura de Mural com Priscila Amoni (14h) e performance do Coletivo Nopok, do Rio de Janeiro, com o espetáculo ”Carrilhão: Vende-se Coisas Velhas de Palhaço” (19h).

O domingo de manhã (25/08) também promete muita animação com Festival de Capoeira, Vivência com Mestre Boca de Peixe e Roda de Capoeira (09h), Duelo de MCs e Batalha de Dança – Família de Rua (09h), Grupo Coletivo Nopok, com o espetáculo “No Pocket” – Um Espetáculo para Todos os Bolsos” (10h) e apresentação da Preqaria Cia de Teatro, com o espetáculo “Tartufo’s 80” (11h).

A programação retorna na terça (27/08) com o Seminário Artes urbanas com a presença de Priscila Amoni, Lorenzo Caverna e Tiago Delau na mesa de debates, a partir das 19h na cidade de Paraopeba. Na quinta (29/08), a atração é a Feirinha Acústica, edição especial do Festival Nacional de Arte de Rua, com Leo Guto (Pop/Folk), Leo Ferreira (MPB), BarbarAmor (MPB), Dan (Pop/Folk), na Praça da Feirinha, a partir das 19h. A sexta (30/08) traz Gabriel Martins, diretamente de Porto Alegre, com o espetáculo “Espaço Arcabouço”, na Praça da Feirinha, às 20h.

O curador Alan projeto fala sobre o processo de distribuição da programação: “O projeto propõe a descentralização e a ocupação dos diversos espaços de Sete Lagoas, como deve ser um grande Festival de Arte de Rua. E preparamos um último dia de atividades concentradas para mostrar ao público a força do evento.”

O encerramento do festival se dá no sábado, dia 31 de agosto, na Praça Tiradentes, com uma seleção especial de apresentações para agradar toda a família. Começa com Grupo Cirque De SÓNOIS, com o espetáculo Ovorini Carpintaria Cênica (10h), seguido às 11h pelo Grupo êBA!, com o espetáculo “Pé de sonho e outras histórias”. Vem de São Paulo é e traduzido em Libras. Às 12h30 é a vez do Circo Dux, do Rio de Janeiro, com o Espetáculo “Mix Dux” e às 13h30 se apresenta o Grupo Girino, com o espetáculo “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”.

O gaúcho Gabriel Martins e seu espetáculo “Espaço Arcabouço” são a atração das 14h30, seguido às 16h pelo Grupo Trampulim, com o espetáculo “Manotas Musicais” e às 17h pelo Grupo Camaleão de Dança, com o espetáculo “VERGA”. O show Tamborismo de música percussiva será realizado às 18h e às 19h se apresenta a Banda Nã, seguida às 20h pela DJ Pâmela Anderson. As duas últimas atrações da noite, para fechar o festival são a Banda Aurora Boreal (20h30) e o Duo Bi Duo, às 21h30.

A exposição “Por Entre Ruas”, do Coletivo Interiorizar, estará disponível para visitação todos os dias do Festival Nacional de Arte de Rua 2019 na Praça da Feirinha, Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista, Praça Tiradentes, Praça do CAT e Avenida Prefeito Alberto Moura (Bairro Nova Cidade). Flávia Botelho, da Espaço Ampliar, gestora do projeto, enfatiza a importância da participação no eventos. “Desenvolvemos um projeto com uma extensa programação, completamente gratuita, construindo um evento inovador em Sete Lagoas e região. Convidamos a todos a seguir as redes sociais do projeto @festivalnacionaldeartederua e curtirem o Festival”.

 

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…