Pequenos pacientes oncológicos mostram sua cara no Setembro Dourado

Foto: divulgação

 

Chegou a hora de falar de um assunto extremamente importante: a conscientização sobre o câncer infantojuvenil. A campanha Setembro Dourado, que começa nesta terça-feira (1/9) na Santa Casa BH (SCBH), ressalta a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes. Para isso, a instituição realizará, ao longo do mês, várias ações informativas para ampliar o debate e esclarecer dúvidas a respeito do tema.

Este ano, a SCBH também quer mostrar que as “Nossas Crianças São Feras!” e vai dar destaque para as histórias de jovens que enfrentaram esse momento com muita garra e coragem. Será realizada uma live e produzido um podcast falando sobre como os pacientes passaram pelo tratamento, o trabalho da equipe multiprofissional e, também, abordando dúvidas sobre cada tipo de câncer, os sintomas e o diagnóstico.

Falar sobre o câncer infantojuvenil é muito importante, pois os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças comuns da infância. A estimativa é que sejam diagnosticados 35 novos casos, por dia, no Brasil. E esse diagnóstico correto aumenta em até 80% as chances de cura, caso o paciente seja atendido em centros especializados como a Santa Casa BH.

Campanha cheia de feras
Todos os dias, as crianças e adolescentes que fazem tratamento oncológico mostram que são feras na luta contra o câncer. Por isso, este ano o Setembro Dourado da Santa Casa BH relaciona a característica dos nossos pacientes com o perfil de animais da fauna brasileira, como a onça, o lobo-guará, a tartaruga, o macaco, entre outros. Esses animais também ilustram todo o material da campanha e decoram o ambulatório de oncopediatria da instituição

Programação e ações
No dia 11/9 vai ao ar o podcast Dose de Saúde especial do Setembro Dourado. O episódio vai abordar a história da paciente Ana Beatriz Nojosa e o trabalho da equipe multiprofissional no tratamento de crianças e adolescentes com câncer.

Além disso, os pacientes que estão em tratamento na Santa Casa BH participarão de diversas ações e atividades recreativas e educativas. Foi criado um kit pedagógico contendo jogo da memória, desenhos para colorir e paper toy com o tema da campanha deste ano. Tudo para divertir e celebrar a força dos nossos pacientes.

Oncologia no Grupo Santa Casa BH

Foto: divulgação

Reconhecida como a maior prestadora de serviços no segmento oncológico para o SUS em Minas Gerais, a Santa Casa BH é referência na assistência ao paciente que luta contra o câncer e oferece apoio emocional, social e recreação aos pequenos pacientes. De acordo com o DATASUS, o hospital ocupa o primeiro lugar no tratamento oncológico para adultos e crianças no estado.

Em 2019, na Santa Casa BH, foram 861 sessões de quimioterapia, 1.018 de radioterapia, 23 cirurgias, 1.879 tratamentos clínicos e 617 internações de pacientes oncológicos com até 17 anos.

Nos próximos meses, a instituição vai inaugurar o Instituto de Oncologia e, com isso, espera triplicar sua capacidade de atendimento e melhorar ainda mais qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A estrutura vai contar com 33 consultórios, 80 pontos para tratamento oncológico, dois aceleradores lineares, leitos de urgência e salas de observação.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…