Professores da UFMG aprovam adesão à paralisação nacional do dia 11 de novembro

Por maioria, professores da UFMG decidiram, em assembléia realizada no auditório da Escola de Engenharia, pela adesão à paralisação nacional do dia 11 de novembro em protesto contra a PEC 55/2106 (PEC 241) que traz sérias conseqüências para a educação, saúde e seguridade. Com a adesão dos docentes, a comunidade universitária da UFMG está totalmente mobilizada para protestar contra a PEC e lutar pelos direitos da população brasileira.  Participaram da assembléia convocada pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – Apubh, 459 professores da UFMG.

Como atividades previstas para o dia de paralisação  estão a realização de uma assembléia no campus Saúde cuja pauta é a deliberação para a aprovação de um indicativo de greve geral da categoria docente e também um abraço ao Campus Saúde para protestar contra a PEC e o conseqüente sucateamento da educação e da saúde do país.  “Desta forma a Apubh mostra a sociedade o posicionamento dos docentes diante das graves ameaças aos direitos da população e que prenunciam um futuro incerto e sombrio para o Brasil”, disse o presidente da Apubh, professor Carlos Martinez.

Os docentes também aprovaram o apoio às ocupações feitas pelos estudantes nas unidades acadêmicas. Também foi aprovada a publicação de uma moção contra qualquer ato de violência praticado na tentativa de coagir os estudantes a finalizar o movimento e/ou desocupar as escolas. As outras moções aprovadas foram contra a PEC 55/16 (PEC 241) e  de apoio à nota da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Ciência (SBPC) contra a extinção do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Na Assembleia, docentes representantes de cada unidade acadêmica da UFMG fizeram  um relato sobre a mobilização dos professores e expuseram o seu posicionamento sobre a ocupação estudantil. A maioria apresentou a percepção da necessidade de apoiar os estudantes e também de uma articulação com o movimento dos servidores técnico-administrativos e estudantes.

Antes da realização da assembléia, o sindicato realizou 12 reuniões, incluindo uma mesa redonda e um seminário para discutir com os docentes o teor da PEC 55/16 16 (PEC 241)   e o seu impacto no cotidiano das universidades públicas e para a sociedade em geral. A Apubh também desenvolveu uma campanha contra a PEC e que foi publicizada em totens e outdoors instalados nos Campi Saúde e Pampulha para mobilização e conscientização da comunidade universitária.

Postagens Recentes

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…

  • Colunas

Oficina gratuita sobre “Camarim e Palco” é oferecida pelo projeto Uberlândia na Rota das Culturas

Garanta já a sua vaga pelo telefone (34) 9 9776-7536 Quer tem uma oportunidade de…