Quais os benefícios de um casal aprender inglês juntinho?

O autor Márcio Cafezeiro é diretor pedagógico da IP School – Inglês Particular (foto: divulgação)

A canção dos Beatles já dizia que “All You Need Is Love” ou, em português, “tudo o que você precisa é amor”. E, neste mês do Dia dos Namorados, eu lhe pergunto: isso vale também para aprender a língua inglesa? O que eu posso lhe dizer é que ter a chance de estudar com o seu parceiro ou parceira pode ser muito vantajosa para o casal. Não apenas no sentido acadêmico, mas também por tudo o que vocês podem conquistar no relacionamento.

Ter um objetivo em comum e, ainda, desfrutar de todos os benefícios que ser bilíngue proporciona, é uma grande oportunidade de aproximar os casais. Tanto aqueles que já estão em um relacionamento tranquilo, quanto aqueles que buscam por uma reaproximação.

Decidir aprender uma segunda língua pode ter vários objetivos, seja ele profissional, acadêmico ou cultural. Vivenciar as mesmas experiências pode ser um grande estímulo para que o casal aprenda junto.

Conto, inclusive, um fato pessoal. Quando conheci minha esposa, ela não sabia falar nada em inglês. Ao me ver assistindo filmes e compreendendo a língua, ela decidiu aprender. Hoje, quando viajamos, por exemplo, ela não depende mais de mim para conseguir as coisas. Ela é capaz de entrar em uma loja ou em qualquer lugar e fazer o que tem vontade. Isso é muito importante para a relação e eu fico feliz em vê-la conquistando esse espaço.

Outro incentivo para os casais estudarem juntos é eles entenderem o quanto podem se ajudar e descobrirem juntos um mundo completamente novo. Até mesmo porque o inglês abre muitas portas, em diferentes âmbitos da vida em dupla. Com isso, eles aprendem a superar desafios.

Muita gente vê a língua inglesa como um “bicho de sete cabeças”. Quando os parceiros começam a aprendem melhor o idioma e passam a ver que pode ser mais fácil do que eles imaginavam, eles entendem também que conseguem superar outras coisas que achavam difíceis, se fizerem isso juntos.

E isso pode despertar também a curiosidade no casal. A partir do momento que eles começam a descobrir coisas novas, eles sempre vão querer mais. Vão também perceber o quanto é importante ser original. E, aqui, digo original no sentido de assistir a um filme em inglês, por exemplo. Por mais que uma dublagem seja muito bem-feita, o áudio original sempre trará mais emoção a quem está assistindo.

É a partir disso, que os dois começam a enxergar o mundo por outra perspectiva e têm cada vez mais vontade de lerem livros, viajar e se divertirem de maneiras mais criativas e que deixem o relacionamento sempre com a chama acesa. Até mesmo os assuntos a serem conversados entre eles terá um “up”. Os projetos de vida também podem nascer a partir daí. O casal bilíngue pode se programar para trabalhar e morar no exterior, e estabelecer muitos outros planos.

Juntos, os parceiros têm a oportunidade de aprender sem julgamentos. Eles sempre estarão ao lado de alguém que pode tirar dúvidas. Caso o outro não saiba responder, eles vão pesquisar e aprender aquilo ao mesmo tempo. Um não estará interessado em se mostrar melhor que o outro, mas sim em conquistar o conhecimento, para que seja um ganho para os dois.

O que eu costumo dizer é que o casal que aprende uma segunda língua, deixa de aprender “junto”, para aprender “together”.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…